Em Chamas, Suzanne Collins

Autor(a): Rick Riordan
Editora: Rocco
Ano: 2011
Número de páginas: 413
Flores de Lótus❤ OMG PERFEITO!
Sinopse:

''Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.''
Esse é o segundo livro de uma trilogia, então contém spoilers do primeiro livro. Se você não conhece o primeiro livro clique AQUI:  \o/ Jogos Vorazes \o/


Com muito prazer irei fazer a resenha do livro ''Em Chamas'', 2° volume da trilogia ''Jogos Vorazes''. Li o primeiro livro da saga e simplesmente enlouqueci para continuar essa maravilhosa estória, e não me arrependi. Em Chamas é um livro intenso, emocionante, lindo e corajoso! Posso dizer que esse livro superou minhas expectativas por completo e só me deixou ainda mais ansioso para completar a saga!





O livro começa mostrando como é a vida de um vencedor dos jogos, o dinheiro, a moradia, o dia-a-dia etc. Katniss e Peta estão participando de uma espécie de caravana, em torno de todos os distritos, falando como foram os jogos e como foi conviver com os participantes. 

Em chamas vai dar continuidade ao livro anterior ''Jogos Vorazes''. Para que já leu o primeiro volume sabe como foi o final do livro, a Katniss fingindo que iria comer aquelas frutinhas e se matar caso ela tivesse que matar Peeta para sobreviver aos jogos. Nesse livro a gente vai ver o desenvolvimento do que a capital achou da atitude dela, considerando-a precipitada e acima de tudo um ato de rebeldia.

Mas o interessante é que não foi só a capital que achou que a nossa protagonista estava cometendo esse ato, mas os outros distritos também. O livro começar com o presidente Snow fazendo uma visita inesperada na casa da Katniss, dizendo a ela que se relacionasse com Peeta, mesmo depois dos jogos, pois eles achavam que se ela terminasse com ele todos iriam descobrir a farsa da arena e com isso, a rebelião só iria aumentar. 


Tempos depois Kayniss e Peeta saem para realizar a caravana dos Jogos Vorazes, em que eles passeiam ao longo de todos os destritos se apresenteando como vencedores dos jogos. Quando ela estava no distrito oito (o mesmo distrito de Rue) ela acaba causando uma rebelião no local.
Kayniss não sabia o efeito que sua presença causava nas pessoas, porém todos a tinham como uma esperança contra a capital.

Para tentar por um fim nas rebeliões e até mesmo em Katniss a capital, como uma desculpa, ultiliza das 75°edição dos jogos vorazes para levar todos os tributos vitoriosos de volta para arena. E Kayniss vai ter que enfrentar mais uma vez ficar cara com a morte.


A historia do livro é fantástica e o desfecho do livro é espetacular! A narrativa da autora se mostrou a mesma do primeiro volume da série. Nesse segundo volume ela aproveita mais o triangulo amoroso, que era apenas bem superficial no anterior. Assim como o primeiro livro, esse começa um pouco lento, pois dessa vez ele irá apresentar ao leitor a vida de um vitorioso. Mas apesar disso, a autora termina o livro da forma mais impressionante possível! 


Outro ponto que não posso me aprofundar, pois pode ser considerado spoiler, é a arena criada para a edição comemorativa dos jogos. A autora simplesmente arrasou na criatividade, fazendo com que a arena anterior se tornasse um parque de diversão.  O livro nas duas primeiras partes vai tratar apenas de problemas políticos e sociais, sendo assim, alguns leitores que querem ver mais ação do livro somente vão se ver satisfeitos no finalzinho, pois toda ação se concentra lá. Claro que existem alguns momentos de tensão nas primeiras partes, mas a abordagem principal são os problemas causados pela capital.

A diagramação do livro e as partes físicas do livro seguem o mesmo padrão. Folhas amareladas, capa com detalhem em alto relevo e verniz localizado. A Rocco fez um excelente trabalho com os livros da série. 

Recomendo sempre essa série. Espero que tenham gostado da resenha/vídeo resenha. Até mais! \o/