Resenha: Extraordinário

Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Número de páginas: 312
Flores de Lótus:  + 
Sinopse:
"Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times, eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Narrado da perspectiva de August e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo."



O Livro segue o 'modelo' dos livros mais comentados do momento como por exemplo 'A Culpa é das Estrelas', do Jonh Green. Eu tive uma grande surpresa ao ler esse livro, pois não costumava ler esse gênero, porém me surpreendi com essa leitura. 
A maior parte das pessoas que leram 'Extraordinário' afirmam que o livro é: ''Um tapa na cara da sociedade''. Eu afirmo que o livro é ''Um GRANDE tapa na cara da sociedade''. Fiquem com a resenha ♥ .




O livro vai nos apresentar a estória de um menino chamado August, ou Auggie. Ele nasceu com uma síndrome rara e essa doença causou uma deformidade com grandes proporções em seu rosto. Esse problema faz com que o garoto sofra com os olhares das outras pessoas tidas como 'normais' e até com a insegurança existente consigo mesmo.

“Mesmo sem erguer os olhos, eu sabia que estava sendo observado. Sabia que as pessoas estavam cutucando umas às outras, espiando pelo canto do olho. Pensei que já estivesse acostumado com esse tipo de coisa, mas talvez não.”
A estória vai se desenvolver com a apresentação da vida e do dia-à-dia do menino. Como ele nasceu e as reações ao saberem de como ele era, a infância dele, o relacionamento com seus amigos, familiares e vizinhos, a primeira vez que August foi a escola e como foi sua recepção, dentre outros acontecimentos.



O Livro se inicia narrado pelo ponto de vista do próprio August, ele vai nos mostrar algumas lembranças de quando pequeno, os procedimentos cirúrgicos realizados e as cirurgias feitas para tentar melhorar ao máximo a sua aparência. Essas operações deram certo, porém a imagem do menino ainda continuou muito chocante.



Ele vai nos apresentando o relacionamento bem bacana que possui com seus pais, que são além de tudo seus amigos e protetores. A mãe de Auggie sempre o ensinava em casa, por que achava que não era a hora de colocar ele numa escola, porém, já com 10 anos ela acha que o garoto já tem idade suficiente para ir assistir às aulas e ter uma vida mais ''normal''. De princípio Auggie tem medo do que possa a vir a acontecer e teme a ideia de sua mãe, porém a mãe dele acaba por convencer o menino a ir para a escola, daí o livro ganha um desenvolvimento fantástico.

“Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como monumentos que as pessoas erguem em honra de heróis depois que eles morrem (...) Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra.”
BookTrailer:



O inicio das aulas do garoto, não são mais do que o previsto por nós quando iniciamos a leitura. Sabemos como vai ser as reações perante a aparência do garoto. A autora não deixa passar detalhes que nos fazem refletir e pensar realmente, que boa parte de nós, chegamos a um ponto crítico de ignorância e  a prática do preconceito. Isso é mostrado a atitudes - tidas como inesperadas, ou não - até dos mais próximos do garoto.

Pontos de Vistas:



O Livro e dividido por partes e essas partes são narradas por personagens diferentes, ou seja ele te mostra todos os 'outro lado da moeda', te apresentando o ponto de vista de todos: de quem sofre, de quem machuca, de quem convive.


AUGUST - Protagonista;
VIA - Irmã de August;
JACK - Amigo de escola de August;
SUMMER - Amiga de escola de August;
JUSTIN - Namorado de Via;
MIRANDA - Amiga de Via.



Num todo o livro conta o dia-a-dia de August num mundo dominado pelo preconceito de todas as formas. Auggie no inicio me pareceu bem forte, mas ao longo da leitura percebemos que - assim como todos - ele sofre por cada olhar estranho, por cada palavra maldosa dirigida a ele, cada falso amigo.

E não é só ele quem sofre, pessoas relacionadas ao garoto também sofrem com tais atos.


O livro possui uma diagramação excepcional e linda. Detalhes no inicio de cada parte e frases com uma relação direta com a estória. O livro é repleto de influencias tais como: Star Wars, Músicas, Filmes, dentre outros.




A proposta do livro na minha opinião não é fazer com que o leitor tenha pena do August, e sim nos passar uma grande lição, nos fazendo entender que mesmo uma pessoa sendo deficiente de alguma forma, acabamos sendo todos IGUAIS.





25 comentários

  1. Meu amigo eu ainda estou com receio de comprar esse livro sabia ? Até porque eu não gosto muito de historias tristes, mas todo mundo fala que a historia é muito bonita. Que é uma Lição de vida.

    Eu fui na livraria daqui da minha cidade e a dona lá do estabelecimento me mostrou ele. Eu o peguei e tudo, mas não tive curiosidade. Seila.
    Agora lendo sua resenha me chamou bastante atenção, porque me parece ser uma historia bem interessante e gostosa de ser lida.
    Parece uma leitura fácil e agradavel.
    Enfim...Apesar desses porem de ser triste e tudo mais.

    Mas eu gostei muito das imagens que voce tirou tambem. Parabens. Saudade de vc amigo...mta saudade. bjosss

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Awn, Meu Deus! Eu quero muito esse livro *-* Já vou add na minha listinha! Parabéns pela resenha meu bem!
    Indiquei o Apanhador para responder uma TAG
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/2013/05/tag-alfabeto-literario.html
    Espero que goste!
    Xoxo

    ResponderExcluir
  3. Nossa primeiro lugar na The New York Times, deve ser muito bom ein..

    Passei também para dizer que tem selinho de campanha para voce em meu blog, da uma conferida e se gostar aceita, ta bom?

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Essa resenha é ótima, o preconceito ainda convive no meio da sociedade.
    Lucas beijos.
    Links:

    Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no face

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro interessante, beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha como sempre. =D
    Esse não é meu tipo de livro, mas o "povo" não para de falar que dá vontade de ler e saber está na minha lista agora...
    Espero não demorar para ler.

    =)

    Beijos!
    auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  7. Eeei, que legal sua resenha!
    É ótimo, maravilhoso quando um livro nos cativa de um jeito tão bonito, tão especial.
    Esse está na minha lista de espera de compras. rsrs
    Ei, vi que tens Estrada da Noite, ja leu?
    Cara, li e nem gosto de olhar pro livro pq fico com muito medo. hahahaa
    Clicandolivros.blogspot.com.br
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Amei extraordinário!!!
      OMG Ainda não Lú, mas quero começar LOGO! hehe

      Excluir
  8. Oi Lucas,

    Eu li esse livro e amei. Chorei horrores e ri muito também! rs

    Fiz um post sobre ele lá no blog também. Se puder dá uma olhadinha http://www.puffaobeauty.com/2013/04/video-sobre-livro-extraordinario.html

    Gosto muito de ler e com certeza vou te seguir. Bjão

    ResponderExcluir
  9. Estou com esse livro aqui, só esperando para ser lido! Não vejo a hora de começar esta leitura maravilhosa <3

    Ah, não sei se é de seu interesse, porém tá rolando um book tour no meu blog do livro "A Linhagem", da autora Camila Dornas. Poderia conferir e se inscrever? Obrigada <3

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/2013/05/book-tour-linhagem-camila-dornas.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas!

    Passando para dizer que indiquei uma Tag para o seu responder. Passa por lá e confere. Fique à vontade para responder se gostar.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2013/05/tag-alfabeto-literario_16.html

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lucas!!
    Parabéns pela ótima resenha.
    Bom, não li o livro ainda, mais minha prima leu e garantiu que o livro é ótimo e agora já percebi o porque. Estou looouca de vontade de ler esse livro, mais não deu tempo ainda, mais com certeza e depois da sua resenha vou pegar o livro emprestado com a minha prima.
    Beijos
    brubs

    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OWN Que linda!
      Depois eu quero saber o que achou ok? Bjo*

      Excluir
  12. Extraordinário só coleciona elogios! Eu mal posso esperar para ler; gosto MUITO de livros com várias perspectivas diferentes e essa temática também é bem interessante :)

    Gostei da resenha, Lucas!
    Beeeijos!

    Bruna
    http://www.umpoucodissoeaquilo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu havia sido conquistada pelo livro pela capa e desde o momento, me apaixonei por ele. Assim como o livro de John Green,a capa é simples e pelo que notei em tua resenha, contém uma história incrível.
    Preciso ler demaaaais D:

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
  14. Lucaaaas
    Eu ameeeeei esse livro de vez em qnd me pego folheando e lendo algumas partes de novo ^^ pois é mês que vem a Paula vai estar aqui em Fortaleza lançando Confissão e o 2 livro da serie Minha Vida Fora de Serie lá na Cultura e claaaaaaaaaaro que estarei lá..essa já é a 4 vez que ela vem ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois no vemos lá! hahaha
      Não li nenhum dela, mas não perderei essa seção! hehe
      bjão!

      Excluir
  15. Oii.. ;D

    Por incrivel que pareça ainda não tinha lido nenhuma resenha a respeito desse livro acredita?! Mas depois de ler a sua, posse dizer concerteza q entrou pra minha listinha. Meu genero de livro favoritos é concerteza o de fantasia, mas entre esses livros, gosto de ler de vez em quando alguns estilo esse, que desperte a gente pra olhar para essemundão que vivemos de uma forma diferente.. É esse parece ser perfeito para isso!!


    *AH Lucas, tenho q falar q pirei no seu pikachu, sério, na epoca tava louca pra comprar, mas ele já tinha acabo.. =/ #Triste kkkk'*

    Beijãooo'
    meumundo-aqui.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. E pensar que eu perdi uma mega promoção que este livro estava por apenas 17 reais :( Gostei muito da sua resenha, de todas as resenhas do livro que li nenhuma falava que o mesmo era dividido em vários pontos de vista dando a impressão que apenas August narrava. Gostei tbm (mt mt mt mt mt) do Pikachu (rsrsrrsrs. Já estou seguindo seu blog, gostei mt do layout mas principalmente do seu jeito de escrever.
    Super Abraço, Victor Rosa :)
    http://encantosparalelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Achei muito bacana a sua exposição do livro! :D

    PS: você parece ser um cara super organizado e perfeccionista hehe

    ResponderExcluir
  18. Estava com receio de compra-lo, mas depois de ver sua resenha fui a livraria, agora só tomar coragem e começar a ler...

    ResponderExcluir
  19. eu amei o livro e fiquei encantada com a história, tava anciosa pra ler ele e realmente superou minhas expectativas.

    ResponderExcluir
  20. o livro realmente e extraordinário.

    ResponderExcluir
  21. Ameiii esse livro, não tem como não se apaixonar pela história do Ausgust.
    Ainda mais por contar o ponto de vista de mais pessoas além dele.
    Recomendo a todos.

    @Vida_Naestante
    http://minhavidanaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. É um livro ótimo esse, e me surpreendi por ver esse Book Trailer pois ainda não tinha visto!

    Trono de Livro
    http://tronodelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Hey, Apanhadores!!! Obrigada pela visita e fique à vontade para ler e comentar, mantendo sempre o respeito! Eu leio todos comentários e respondo a todos sempre. Caso tenham, deixem o link do blog pra eu retribuir o comentário. e conhecer seu trabalho. Também Sigo todos de volta, porém comente sobre o POST.
Desde já OBRIGADÃO!!! Comentem!!! :)

Boa leitura!