Resenha: Adormecer do Fogo



Autor: Ben Green
Editora: Dracaena
Ano: 2012
Número de páginas: 285
Flores de Lótus: 4.0
Sinopse:


 ''Haverá um tempo em que os povos verão os dragões como deuses e as criaturas da floresta como demônios. As guerras se espalharão como pragas. Amigos e irmãos irão se reconhecer somente como inimigos. O mundo se dividirá entre aqueles que creem e os que desprezam as criaturas aladas. Adormecer do Fogo é o primeiro livro da saga do Império a Ferro e Fogo. Tem o início nas montanhas devastadas pelo frio congelante. Quando mulheres são obrigadas a ceder seus corpos à libido de homens brutais. Filhos não conhecem seus pais. Crianças são mutiladas. E o amor, inexistente. Quando a chama sagrada se apaga, só o que lhes resta é atirar-se ao desconhecido e encontrar a salvação. Sabendo que tudo dependerá somente de sua interpretação dos escritos antigos, Ri-zir, a escriba da tribo, se vê na difícil tarefa de guiar um grupo de caçadores em busca de uma nova chama. Através de seu olhar, a história se desenrola ao redor e no interior das personagens. Enfrentando perigosas aventuras e situações impossíveis, passam a questionar o sucesso da missão. E mais ainda, sua própria sociedade bárbara. Rodeados pelo medo da extinção, alguns colocam em cheque os antigos costumes. Será aquela, a melhor forma de se viver? As mulheres devem mesmo ser tratadas assim? Estariam certos ao negarem a si próprios a existência do amor? Quais serão os dois irmãos que darão origem aos dois grandes impérios que se enfrentarão em sangrenta guerra através das décadas?
A única certeza é que precisarão manter suas forças diante dos perigos e espantar de vez a sombra mortal.''                                                                                      

O que achei ao todo?

Bom o livro chegou até mim através da parceria que fiz com o autor. Me surpreendi com a capa página folheada do livro. O autor tem um grande domínio de escrita e de descrição que me deixou de queixo caído! O livro fica divididos em partes - não por que ele quis dividir, mas sim por que era necessário, devido aos acontecimentos - perfeito!!!
A história criada pelo autor também é muito boa. A capa do livro e a diagramação são de extrema beleza, eu adorei e particularmente não vejo a hora de ler o segundo volume da saga.
Vamos a resenha!

Resenha:
''Sabemos que são os Gha-laad, aqueles que mantêm o fogo sagrado só para si e cujas mulheres guardam dentro de si uma poderosa força!''
O livro conta a história dos Gha-laad, uma tribo que acreditava que as mulheres possuíam um poder no útero e que os homens que a ''usavam'' adquiriam uma força que recarregava suas energias. A tribo era pertencedora do ''fogo'' ou ghaad - assim chamado diversas vezes no livro - essa chama era guardada pela ''Rainha Mãe'' da tribo e ela era responsável por deixar a chama sempre acesa. Os Gha-laad também acreditavam que qualquer outro fogo existente em qualquer tribo, fazia com que o ghaad deles enfraquecesse.  Isso era o motivo dos Gha-laad para atacarem outras tribos apagando o fogo deles.

Por que essa importância do fogo?
  O Livro se passa na época das cavernas - pode se dizer que sim. O fogo era um elemento ainda não dominado pelas civilizações e que era de extrema importância para manter todos aquecidos durante o inverno - que era sempre muito duro e rigoroso - e para o cozimento de alimentos, além de outros...


Numa das andanças da tribo, eles sofrem os ataques dos Aixians - imensas criaturas selvagens - que mataram várias Gha-laad e apagaram a única chama que a tribo possuía.
Me-nec se oferecem para ir ao recanto dos Axians, pois ele acreditam que as feras possuem o ghaad.


'' Há um lugar ao qual não fora, Sa-Tûr. O Outro Mundo. De onde viemos, de onde veio o ghaad e de onde as Aixians vêm para nos atacar. Lá há outros ghaad, no coração da morada das criaturas odiosas. Irei até lá e trarei um nova ghaad, mesmo indo sozinho!
Com isso seus irmãos: Me-Deu, Me-Feu, Sa-Tûr se oferecem para ir com Me-Nec na busca.Então a rainha permite a ida e oferece Ra-Zir, para acompanha-los e guia-los - e outras mulheres para o fornecimento de energia. 
Então o grupo parte numa aventura FANTÁSTICA que deixa o leito de boca aberta com os acontecimentos nada previsíveis que o autor nos proporciona! Pra variar o autor encaixou perfeitamente alguns romances que deram uma leveza na história.
***

A resenha ficou curta - eu acho - mas, definitivamente não vou contar os fatos que se dão depois que o grupo vão em busca do fogo! O livro é pequeno mas acontece MUITA coisa...quem gosta de aventura não pode deixar de ler esse livro! O livro foi super bem escrito, achei pouquíssimos erros de ortografia. A leitura do livro requer muita atenção do leitor para que este entenda bem o espaço e o que ocorre nos ataques - não conseguia por exemplo ler no ônibus, me perdia por completo nos acontecimentos.
A única coisa que realmente me deixou incomodado foi que o autor é muito descritivo. Isso não é ruim, porém o livro tem poucas falas e isso deixou a leitura bem densa. Tem parágrafos que começam numa folha e termina na outra, isso me cansou bastante. Levei uma semana para ler o livro, sendo que normalmente levaria de 2 à 3 dias.
Tirando isso acho que é um livro que eu com certeza leria de novo! O Final do livro ficou uma brecha perfeita que deve se encaixar com o segundo volume - que já deve sair em breve.

Melhor frase:
''Harmonizaram-se voz e flauta. Os sons parecera ainda mais completos dessa forma e deslizaram pelos ouvidos reais e imaginários de todos ali presentes, absorvendo-os para outro mundo onde havia fogo, paz, tranquilidade e caça abundante.''
*Agradeço ao autor por ceder o livro para a resenha.



Compare e compre: BUSCAPÉ!

22 comentários

  1. Nossa deve ser um ótimo livro, a história parece que é legal...!!

    Seu blog é muito interessante!!

    Já estou seguindo, se gostar do meu blog e quiser seguir de volta! Ficaria feliz de ter vc em meu blog..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha,
    a história desse livro é diferente de tudo que já li.. Fiquei com muita vontade de ler, aventura e romance juntos pra mim a combinação perfeita.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lucas (:
    Bom, posso dizer que eu não sei se eu leria, mas achei bem interessante a história. Acho bem legal essa coisa de tribos, lendas e mistérios ! Parabéns pela resenha e parceria !
    Abç
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que massa, eu não conhecia,acredita? :D
    Mas a resenha me deixou curiosa >.<

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  5. Meu querido parceiro Lucas, gostaria de dizer que achei bem interessante esse livro, porque gosto muito desse tipo de leitura que envolve dragões e tudo mais. Adoroooo...Acho que é meu estilo de leitura preferido sabia ? Outra coisa, eu queria te agradecer pela força que você me deu outro dia quando estava triste e também dizer que agora eu estou TRISTE COM VOCÊ VIU ??? Pedi para você me ajudar no negocio lá e vc SUMIU hahahahahaa...Mas olha querido, eu ja arrumei minhas resenhas, depois você passa em meu blog e vê os textos, menos o de crepusculo, porque todo mundo já conhece a história então n tem graça. deixei do jeito que tava mesmo. Mas olha lá e dá sua opinião pra mim pelo menos agora viu ?!!! Vou ficar aguardando. Se cuida meu querido e fica com Deus.

    Beijinhos e OBRIGADA por tudo, principalmente pela sua amizade que é essencial pra mim =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tem dragões na história? Ai meu Deus eu preciso ler. Adorei a sinopse e o contexto geral do livro. A resenha ficou curta como você disse, mas já deu para me interessar.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas, primeiramente queria dizer que seu blog está extremamente L-I-N-D-O!
    Quanto ao livro, eu estou em greve de livros que iram ser uma série. Pois é. Haha

    Mas a estória parece ser ótima, eu AMO dragões e só de ter esses seres em uma estória já me fazem querer ainda mais o livro. A mitologia que o autor criou é bem diferente de tudo que eu já vi por ai em livros fantásticos, quem sabe futuramente quando puder acrescentar livros na minha lista gigante eu o coloque.

    Abraços, Manu Blog Cereal Things.
    cerealthings.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um ótimo livro, confesso que fiquei interessada em lê-lo.
    Estou te seguindo, segue de volta ? *---*
    http://lendoeaprendendoblog.blogspot.com.br/
    Beijão, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Gosto do quanto você divulga a literatura nacional em seu blog. Esse livro deve ser bom mesmo, porque as críticas que li sobre ele até agora foram todas positivas ;)

    ResponderExcluir
  10. Meu querido amigo parabens pela sua resenha pois o livro parece ser realmente muito interessante. Gostei demais do que.vc escreveu. Pena que eu n tenha conseguido parceria com esse autor, mas queria te convidar a passar em meu blog porque postei outras novas parcerias e espero que goste. Desculpe se n toh escrevendo mto, mas estou pelo celular e eh horrivel...mas logo estarei pelo meu computador. Beijinhos e sucesso

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha, toda explicadinha, cheia de detalhes importantes para passar para o leitor o que realmente importa.
    ps: ainda não tinha visto a nova cara aqui do blog, adorei, ficou muito análoga a você.
    Beijão.
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Luuucaas!!
    Adoreei o novo visual do blog *_* lindo lindo lindo KKK' #parei :x
    An eu não tinha ouvido falar deste livro, achei a capa interessante e a sinopse também, mais não é um daqueles livros que preciso desesperadamente ^^
    Gostei da sua resenha!!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas
    Adoreeeei o layout novo =]
    vc vai mesmo pro evento né??? nos encontraremos lá o/
    adoreeeei sua resenha já me deu vontade de ler e parabéns pela parceria!!!

    http://www.livroaoavesso.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas! Eu gosto de livros bem descritivos, mas isso tem que ser dosado com diálogos, para não ficar cansativo. A ideia do livro é interessante e gostaria de ler. Parabéns pela parceria.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro tão pouco o autor, mas confesso que fiquei surpreendida com tudo o que você falou sobre ele e estou bem interessada em lê-lo. Principalmente por que achei o enredo bem inovador e livros cuja originalidade se notam assim, é quase uma certeza que eu vá amá-los. Obrigada pela dica. ;)

    Beijos!

    Isabelle
    --
    www.blogmundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  16. A resenha ficou perfeita e instigante. E eu que nunca tinha ouvido falar do livro fiquei super interessada. Também já vi que livros com essa temática são a tua cara rs

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  17. Nem lembrava de ter comentado aqui kkkkk
    beijo

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  18. A capa do livro é linda, me deu vontade de ler só de olhar pra ela. Ah, tô seguindo o blog.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela resenha, Lucas! Adorei a história do livro e a capa é bem linda, cheia de cores *-* Vou add o livro a minha listinha!
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. parabéns adorei o blog se puder dar uma olhadinha no meu blog e se puder tbm segui lo ficarei grato
    http://donskedar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucas amei sua visita no meu cantinho
    Vim agradecer
    Ámei seu blog , bem diferente...
    Ler é muito bom

    Bjus

    Leteia Bispo
    segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Adorei teu blog!!!! Muito showww!!!!Passei para agradecer tua visita,fique a vontade para voltar, pois a porta deste rancho sempre estará aberta para ti ....
    www.portodasreliquias.com

    ResponderExcluir

Hey, Apanhadores!!! Obrigada pela visita e fique à vontade para ler e comentar, mantendo sempre o respeito! Eu leio todos comentários e respondo a todos sempre. Caso tenham, deixem o link do blog pra eu retribuir o comentário. e conhecer seu trabalho. Também Sigo todos de volta, porém comente sobre o POST.
Desde já OBRIGADÃO!!! Comentem!!! :)

Boa leitura!